quinta-feira, 16 de abril de 2009

Cultive saúde física e mental na sua casa!

INICIANDO UMA HORTA

Ter uma horta em casa pode ser a saída para ter uma vida mais saudável, pois as hortaliças desempenham um papel importantíssimo na manutenção da saúde humana. Elas são alimentos ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e outras substâncias que ajudam a prevenir doenças. Uma dieta rica em hortaliças e frutas tem ação comprovada na prevenção de doenças do coração, diabetes e alguns tipos de câncer.

A ESTRUTURA PARA O PLANTIO DE UMA HORTA:

Em sua casa:

Para preparar uma horta, independente do que será plantado, lembre-se que
ela exige alguns cuidados extras, mesmo quando não for a época de
plantio.Por isso, faça um caminho central que tenha pelo menos 1,20
metro de largura. Essa medida é ideal para facilitar as regas, bem como o manuseio das ferramentas dispostas em geral neste espaço. Já as pequenas passagens laterais podem ter apenas 30 centímetros, espaço suficiente para que uma pessoa se movimente sem dificuldade.

As hortaliças precisam de muito sol para produzir plenamente. Em outras palavras, devem ser plantadas a sol pleno. O terreno destinado à horta deve ser dividido em canteiros, que serão feitos à enxada. A altura dos canteiros depende do solo.
Nos solos secos, ele deve ser feito ao nível do chão e nos úmidos com 10cm de altura e sua largura deve ser de 1 metro e 25cm e o comprimento pode variar, não convém ser maior que 8 metros. As ruas entre os canteiros devem ter 60cm, mas para economizar terreno podem ter um mínimo de 30cm.


As terras dos canteiros devem ser bem revolvidas e sem pedras ou paus podres. O terreno após o preparo recebe adubos, que devem ser perfeitamente distribuídos. O melhor adubo para hortaliças é o estêrco de curral bem curtido e os adubos orgânicos, que se encontram no comércio, como farinhas de sangue, de ossos, de peixe, etc.


COMO PREPARAR O LOCAL DE PLANTIO

O local onde será implantada a horta deve estar livre de pedras, cascalho e entulhos. Caso exista a possibilidade da invasão por animais é interessante prover um pequeno muro.

1- Então, roce o mato e plantas rasteiras de modo que até as raizes sejam arrancadas.

2- Em seguida, marque as áreas dos canteiros, que não devem ultrapassar a 1 metro de largura, podendo variar de comprimento. Deixe corredores de 40 cm a 50 cm entre os canteiros e a um metro do muro ou da cerca para facilitar a limpeza do canteiro.

3- Cave a área demarcada dos canteiros, afofando o terreno em uma profundidade de 20cm aproximadamente, marcando o solo em partes iguais. Tire do solo de uma das partes marcadas e vá fazendo uma rotação, como mostra a ilustração.

Retire pedras e restos de raízes que possam ter ficado na limpeza inicial. Misture à terra afofada, 20 litros de esterco de curral curtido ou composto orgânico por metro quadrado e aplaine o terreno. O ideal é que os canteiros fiquem uns 20 cm mais altos que o terreno. Essa elevação de nível serve para melhorar a drenagem, e evitar a erosão provocada pela água das chuvas.

4- Deixe uma valeta entre um canteiro e o outro, para facilitar o escoamento da água. Em hortas domésticas, o ideal é que esse espaço seja pavimentado. Faça fileiras para acomodar as sementes ou pequenas covas, respeitando o
espaçamento específico para cada planta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário