
ADUBANDO A HORTA
Adubar consiste em corrigir as deficiências naturais do solo em algum nutriente importante para o crescimento das plantas ou para repor os nutrientes removidos pelas colheitas.
A necessidade de suplementação dos nutrientes do solo no cultivo de hortaliças é obrigatória, e a falta dela está diretamente relacionada ao ataque de pragas e doenças.
Aplica-se o calcário dolomítico com os objetivos de elevar os teores de cálcio e magnésio no solo da horta, regulando o ph.
Toda matéria orgânica, plantas e animais mortos, ou partes cortadas de plantas entre outros, sofrem um processo de decomposição lento, ao final do qual voltam aos elementos carbono, oxigênio, fósforo, nitrogênio, cromo, zinco e outros químicos iniciais. Este processo, provocado principalmente por bactérias e fungos, é essencial na nutrição das plantas, dos animais e na continuidade da vida no planeta. A velocidade desta decomposição depende da relação entre o carbono e o nitrogênio: muito carbono e pouco nitrogênio levam a uma decomposição demorada. A riqueza mineral final depende da composição do material orgânico inicial: material orgânico rico dá origem a minerais em grande número. Das várias etapas percorridas pela decomposição, a mais importante é a formação do húmus (ver quadro ao lado) , matéria indispensável para a vida biológica e a capacidade nutricional dos solos. O húmus aumenta a resistência da planta a fungos e insetos. Pela heterogeneidade populacional que cria no solo, impede o crescimento de fungos ou bactérias que atacam as plantas jovens. Estimula e equilibra a alimentação das plantas, desenvolvendo a raiz, instigando a atividade respiratória e celular.
ADUBAÇÃO VERDE Consiste na incorporação ao solo, de qualquer massa verde, seja ela gramínea ou não, e que venha a trazer benefícios para o próprio solo. As leguminosas são plantas mais utilizadas para este fim, em função delas serem mais eficientes quando comparadas com as gramíneas.
A característica mais importante dessas plantas, são nódulos formados em suas raízes por uma bactéria (rizóbio) que tem a capacidade de fixar nitrogênio na planta (400 kilos de nitrogênio por hectare em 1 ano). São plantadas consorciadas com outras plantas.
EXEMPLO DE COMPOSTO ORGÂNICO EM ESPAÇO REDUZIDO
ESTRUME
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário